Manual de Exportação de Registros
Você pode exportar seus registros para uma planilha de trabalho no formato CSV. Ela pode ser aberta no Excel, LibreOffice ou outro programa compatível. Caso queira ver como abrir basta acessar Guia planilha com registros SISS-Geo .
Acessando a exportação
Para iniciar a exportação de registros, acesse a aba Registros e clique na opção Exportação. Caso tenha permissão de consulta, você também poderá acessar a aba Consulta e localizar a função de exportação.
Ao acessar a página de exportação, você encontrará a seção de filtros, dividida em diversas categorias. É possível utilizar múltiplos filtros simultaneamente.
- Colaboradores sem permissão de consulta terão acesso apenas às categorias de Registro, Animal e Colaborador (referente a si mesmo), além da opção de Inversão de Filtros.
- Colaboradores com permissões adicionais, como Consulta SUS ou Especialistas, poderão visualizar todos os filtros disponíveis, incluindo informações sobre desfechos e notificações.
Personalização de Filtros
A seção "Personalização de Filtros" permite armazenar filtros reutilizáveis ou utilizar esquemas padronizados definidos pela equipe SISS-Geo.
Para salvar um novo filtro:
- Realize uma busca com os filtros desejados.
- Clique no ícone da engrenagem.
- Clique em "salvar como".
- Depois dê um título ao filtro
- Clique em "Criar novo filtro" e pronto, já está salvo o seu filtro novo!
A seleção de campos para exportação também pode ser salva automaticamente junto com o filtro!
Para alterar um filtro:
Aplique o filtro com as novas condições desejadas, clique na engrenagem e selecione "Salvar", confirmando as alterações em seguida.
Para excluir um filtro:
Também pela engrenagem, selecione a opção "Excluir". Lembre-se de que essa ação é irreversível.
Filtros disponíveis
ID do Registro
Use o ID para localizar um registro específico pelo aplicativo ou pela versão web.
Estado/Município
Você pode filtrar um estado e município, ou apenas o estado.
Período da Observação
Filtra pela data em que o animal foi observado (dia, mês ou ano).
Período de Inclusão
Filtra pela data em que o registro foi criado no sistema.
Status dos Registros
Você pode selecionar um ou mais status:
- Pendente: registro ainda não verificado.
- Verificando com especialistas: aguardando avaliação.
- Auditado: avaliado pela equipe do SISS-Geo.
- Inconsistente: falso, incorreto ou incompleto.
- Irrelevante: fora do escopo do SISS-Geo.
- Válido: verificado e aprovado.
Motivo da Irrelevância
Disponível ao filtrar registros irrelevantes.
Tipo de Inconsistência
Usado após selecionar registros inconsistentes.
Filtros de Animal
Tipo de Animal
Filtragem por nome, com possibilidade de múltiplas seleções.
Estado do Animal ou Vestígio
Comportamento do Animal (se vivo)
Opções: normal, doente, estranho ou agressivo.
Causa da Morte
Inversão de Filtros
Permite exibir resultados opostos aos selecionados. Por exemplo, se filtrar apenas registros do tipo A, a inversão mostrará todos os que não são do tipo A.
Filtros adicionais (requer permissão)
Filtros como Colaborador, Desfecho e Notificação só aparecem para usuários com permissão SUS ou de consulta.
Inclusão de Campos para Exportação
A seleção de campos define quais colunas aparecerão na planilha CSV.
- À esquerda: campos não selecionados.
- À direita: campos que serão incluídos.
- Use as setas para alterar a ordem ou mover campos entre as colunas.
Após configurar, clique em "Buscar".
Resultado da Busca
A tabela será exibida com os filtros e campos selecionados. É possível ajustar a quantidade de resultados por página (até 50).
Para exportar a planilha, clique em "Exportar CSV".
Caso tenha dúvidas sobre como abrir o arquivo, acesse nosso guia, que explica todo o processo passo a passo: Leitura de planilhas Microsoft Excel e Libre Office.
Perguntas, comentários e sugestões sobre o sistema, entre em contato conosco pelos nossos canais oficiais!