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Auditoria no SISS-Geo: Guia Passo a Passo

Conhecendo a auditoria de registros

Entre as particularidades que o SISS-Geo – Sistema de Informação em Saúde Silvestre – apresenta, ocupam lugar de destaque os trabalhos de auditoria e validação taxonômica. A Taxonomia é a disciplina da Biologia que define e nomeia os organismos vivos com base em características comuns, e a Sistemática ajuda na classificação organizando-os pelas suas relações evolutivas (parentesco). Essa identificação é da maior importância, pois cada espécie é única, traz a história da sua origem e distribuição na Terra, além das relações com as demais nos ecossistemas. Para a saúde, é fundamental que possamos conhecer quais espécies são suscetíveis a determinados agentes infecciosos e podem se tornar patógenos, hospedeiros e vetores.

A auditoria e validação taxonômica dos registros no SISS-Geo são partes dos critérios de qualidade da Plataforma. No entanto, deve-se indicar claramente as limitações inerentes ao processo de validação taxonômica de projetos de ciência cidadã que depende, entre outros, da qualidade da fotografia, proximidade e ângulo de captura da imagem do animal, das características morfológicas específicas do taxon, de descrições acuradas na literatura científica. Assim, e dependente dos fatores limitantes, busca-se a identificação ao menor nível taxonômico possível, com auxílio de pesquisadores voluntários com experiência taxonômica nos diversos grupos zoológicos.

O processo de verificação dos registros do SISS-Geo inclui duas etapas distintas: a auditoria realizada pela equipe da Pibss e a validação taxonômica. Todo o processo encontra-se automatizado no SISS-Geo, habilitado aos auditores da Pibss e a especialistas ad hoc voluntários e registrados no sistema.

No Sistema cada registro pode ser verificado quanto ao status/andamento do processo de auditoria e validação taxonômica: pendente, verificando com especialistas, auditado, inconsistente, irrelevante e válido.

Mas como funciona?

A equipe de especialistas da Pibss avalia cada registro, priorizando os grupos de interesse imediato para a saúde, o que pode causar alguma demora para animais de outros grupos.

  • Baseado na fotografia e nas informações elencadas, o auditor identifica se o registro é inconsistente ou consistente, ou seja, se o registro traz a foto e informações adequadas de um animal é consistente. Se o registro, erroneamente, traz a imagem de objeto ou outro motivo de não interesse, será considerado inconsistente.

  • Para validação dos registros sem fotografia, considera-se a expertise científica do colaborador, a área de distribuição da espécie e outras informações incluídas.

  • Os registros consistentes são, então, divididos entre irrelevantes e relevantes.

  • Consideramos irrelevantes animais invertebrados e animais domésticos em cativeiro. Mas, embora esses registros não sejam de nosso interesse imediato, todos são mantidos em banco de dados e estão à disposição para pesquisadores e interessados, a partir de solicitação de acesso ao sistema.

  • Registros relevantes são aqueles que trazem animais silvestres e animais exóticos em vida livre, incluindo aqui animais domésticos de interesse para a vigilância de zoonoses, como os equídeos que são relevantes para o monitoramento da Febre do Oeste do Nilo.

  • Os registros relevantes são identificados ao menor nível taxonômico possível. Caso haja dificuldade na identificação do animal, recorre-se a pesquisadores que são especialistas naquele grupo de animais. Neste caso, até que tenhamos a confirmação da espécie, gênero ou família, o status do registro será verificando com especialista.

  • Quando o processo de validação taxonômica é finalizado, o registro ganha o status de validado e uma comunicação por e-mail é enviada ao colaborador, informando o nome científico do animal, ou sua classificação mais próxima.

  • Muitas vezes não é possível avançar para a validação taxonômica pela qualidade da fotografia ou divergência de informações. Neste caso, o registro permanecerá como auditado.

O objetivo deste processo é qualificar os registros para diversos usos e devolver ao colaborador a informação sobre a espécie registrada, parte da integração desejada na aplicação do conceito do cidadão cientista, que amplia o conhecimento daquilo que ele observa e é reconhecido pela sua colaboração.

Acessando a auditoria

Passo 1: Para acessar a auditoria, é necessário primeiro possuir um cadastro de especialista. Ao fazer login com o seu perfil de especialista, você pode acessar a auditoria seguindo os passos: clique em "Registros" e, em seguida, selecione a opção "Auditoria de Registros".

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Passo 2: Ao acessar a auditoria, você será direcionado para uma página onde poderá filtrar os registros que deseja auditar conforme necessário. Você terá a opção de aplicar filtros por data, tipo de animal, ID, login, entre outros critérios. Inicialmente, os registros mais recentes relacionados à sua especialidade serão exibidos.

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Passo 3: Ao reconhecer o ícone da lupa com um símbolo de imagem ao fundo, você perceberá que o registro inclui fotos que são valiosas para a auditoria. Além disso, você poderá visualizar informações preliminares sobre o registro, como o estado de vida do animal, seu comportamento, o status da validação, a presença e quantidade de especialistas envolvidos na validação deste registro, e as validações realizadas.

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Auditando um registro

Passo 4: Para realizar a auditoria de um animal, basta localizá-lo na lista e clicar na opção "Auditar Dados do Animal".

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Passo 5: Esta é a etapa inicial da auditoria, na qual é possível obter uma visão abrangente do registro. Você pode visualizar detalhes sobre o animal, informações do local, dados do colaborador e informações específicas do registro. Basta clicar na seta para expandir cada uma dessas seções, permitindo a coleta de informações relevantes para certificar a sua consistência.

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Passo 6: Na seção "Informações do Animal", você terá acesso às fotos do animal, juntamente com os detalhes relacionados a ele. Caso haja imagens fortes ou inconsistentes, você pode clicar no ícone destacado na imagem para modificar a visibilidade da foto.

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Passo 7: Caso haja necessidade de alterar a visibilidade, você poderá classificar a imagem entre as opções: Exibir, exibir com restrição, bloquear, e bloquear por completo.

  • Exibir: padrão - fotos visíveis para todos.
  • Exibir com restrição: foto exibida para todos mediante aviso de conteúdo sensível.
  • Bloquear: foto apenas exibida para administradores, auditores, perfis habilitados para consulta e o próprio colaborador.
  • Bloquear por completo: foto apenas exibida para administradores e auditores.

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Passo 8: Quando selecionar a classificação, é necessário fornecer a razão correspondente.

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Passo 9: Ainda em informações do animal, você pode adicionar tags aos registros sem a necessidade de concluir a auditoria. Basta selecionar a tag correspondente, e ela será salva imediatamente. Após isso, é viável consultar os registros por tags na seção de filtros e até mesmo exportar as tags em formato CSV.

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Passo 10: Na fase seguinte, ocorrerá a confirmação de dados. Com base nas informações apresentadas até o momento no registro, é necessário indicar se os dados são consistentes, ou seja, se estão alinhados com os objetivos práticos do SISS-Geo ou, eventualmente, de outros grupos de pesquisa. Exemplos de registros inconsistentes incluem vandalismo/trotes (por exemplo, registros falsos), dados claramente incompatíveis (por exemplo, uma baleia viva no deserto) e situações correlatas.

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Se o registro for consistente, será necessário indicar se os dados são relevantes. Ou seja, se os registros são consistentes e estão dentro do escopo do monitoramento da fauna silvestre, de acordo com os objetivos do SISS-Geo. Registros de animais invertebrados ou domésticos são exemplos de dados irrelevantes.


Passo 11: Caso o registro seja consistente e relevante, é possível classificar o animal corretamente, ajustando o tipo caso a seleção inicial do colaborador esteja incorreta. Além disso, você pode especificar o nível taxonômico, escolhendo entre família, gênero, espécie e subfamília. É possível também fornecer o nome científico e, por fim, incluir observações relevantes.

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Passo 12: Caso um registro não seja conclusivo, gere dúvidas ou requeira uma validação especializada, é possível encaminhá-lo a um especialista. Basta procurar na lista o especialista na área, usando como referência sua especialidade, e clicar em 'Adicionar Seleção'. Isso notificará o especialista, que poderá posteriormente validar a auditoria.

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Passo 13: Se o registro for considerado inconsistente, é necessário informar o motivo da inconsistência. As opções incluem "treinamento" ou "outro motivo", neste último caso, é necessário fornecer uma descrição do motivo da inconsistência. Além disso, é possível adicionar observações caso necessário.

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Passo 14: Da mesma forma, se o registro for considerado irrelevante, é necessário indicar o motivo, escolhendo entre as opções: animal doméstico, invertebrado, indeterminado ou cativeiro.

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Passo 15: No final, você terá a oportunidade de incluir uma mensagem adicional para ser inserida no corpo do e-mail enviado ao colaborador. Exemplos dessas mensagens podem incluir observações, explicações ou elogios. Imagem

Passo 16: Após concluir a auditoria de todos os itens, finalize o processo clicando no botão 'Auditar'. Essa ação atualizará o status do registro para 'Auditado' e enviará um e-mail ao colaborador com os dados que você inseriu.

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Passo 17: Após a conclusão da auditoria, o usuário receberá um e-mail informando sobre o registro auditado. No exemplo abaixo, a mensagem escrita ao final da auditoria será exibida no corpo do e-mail, destacando a finalização do processo de auditoria.

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