Atualizado: 2025-07-01
Bem-vindo ao Sistema de Informação em Saúde Silvestre
O Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo é a plataforma computacional essencial e inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS.
- O SISS-Geo é uma plataforma digital, qualificada como tecnologia social e criada a partir dos preceitos da ciência cidadã. A ideia é que qualquer pessoa possa colaborar no monitoramento e conservação da fauna brasileira e na vigilância de agentes infecciosos capazes de provocar doenças em animais e em pessoas. Assim, ao contribuir com o registro, a pessoa se torna um cientista cidadão.
Objetivos
Geral
- Gerar, a partir dos registros georreferenciados informados pelos usuários, modelos de alerta de ocorrências de agravos na fauna silvestre — especialmente os com potencial de acometimento humano — e modelos de previsão de oportunidades ecológicas para emergência de doenças.
- Proporcionar, de maneira rápida e eficiente, o fluxo de informações entre o CISS; a Rede Participativa em Saúde Silvestre e a Rede de Laboratórios em Saúde Silvestre; a sociedade (por meio da ciência cidadã); e os setores de governo e tomadores de decisão.
- Disponibilizar informações sobre os resultados das modelagens para a comunidade, tomadores de decisão e a sociedade.
- Integrar-se às plataformas governamentais georreferenciadas, especialmente o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr) e a Plataforma INDE, com padrão de metadados.
Para gestores da saúde, ambiente e outras áreas
- Alertas de ocorrência de espécies ameaçadas de extinção e exóticas invasoras em áreas determinadas, como Unidades de Conservação, contribuindo com o monitoramento da biodiversidade;
- Informações sobre impactos ambientais associados aos registros;
- Visualização dos registros na base de mapas do Google Maps e Earth;
- Definição de áreas de interesse por meio de polígonos ou projetos que podem incluir municípios, regionais estaduais, estados, biomas, bacias hidrográficas, trilhas, dentre outros recortes;
- Planilhas de dados automatizadas e personalizadas em formato CSV;
- Registros de animais silvestres identificados por especialistas.
Especificidades para usuários do SUS
- Alertas automatizados, enviados por e-mail em tempo real, sobre animais mortos ou doentes que possam indicar a circulação de agentes infecciosos e doenças que acometem humanos — como febre amarela, febre do Nilo Ocidental e raiva — permitindo maior agilidade na investigação e coleta de amostras;
- Dados que contribuem para a modelagem de favorabilidade de ocorrência de zoonoses a partir de dados georreferenciados e para a construção de corredores ecológicos de transmissão, como no caso da febre amarela.
Atalhos
Ícone | Acesso Rápido |
---|---|
Passo a passo para criar seu cadastro de colaborador | |
Passo a passo para criar um registro | |
Recuperar acesso | |
Leia nosso Termo de Uso |
Imprimir ou Salvar como PDF
Você pode baixar ou imprimir todas as páginas
📄 Imprimir a documentação completa
Perguntas, comentários e sugestões sobre o sistema, entre em contato conosco pelos nossos canais oficiais!